WINEBAR com Maria Eugenia Chadwick embaixadora Viña Arboleda

maria-eugenia-arboleda1

arboledaexpand

 

 

 

 

 

No dia 10/06 (quarta-feira), às 20:00hs tivemos mais uma transmissão de degustação online AO VIVO, direto da importadora EXPAND, aqui no WINEBAR. Desta vez nosso papo será com Maria Eugenia Chadwick, embaixadora internacional da Viña Arboleda. Nesta oportunidade saberemos mais sobre sobre a vinícola, os vinhos degustados e também sobre o recente prêmio conquistado pelo vinho Arboleda Chardonnay 2013 de ‘Melhor Vinho para Sushi’ pela categoria Asian Food Sushi.

Veja como foi:

Sobre Viña Arboleda e Maria Eugenia Chadwick

Screen Shot 2015-06-01 at 5.23.53 PM

Viña Arboleda, fundada em 1999, é o projeto pessoal de Eduardo Chadwick na região do Aconcagua, cujo nome é uma homenagem às árvores nativas preservadas em suas vinhas. Além de Chardonnay e Sauvignon Blanc, também há Pinot Noir, Carmenere, Syrah e Cabernet Sauvignon sendo produzidos.

Neste ano, a filha de Eduardo, Maria Eugênia Chadwick foi anunciada como embaixadora internacional da marca. A designer, formada pela Universidade Pontifícia Católica do Chile, sempre estudou o mercado do luxo, com cursos de Marcas de Luxo Gestão e Design de Produto, história da arte, 100 projetos de design, Visual Merchandising, decoração e estilo para Haute Couture, tecido, embelezamento, entre outros. Tendo crescido em um ambiente de vinhos e acompanhado seu pai em várias viagens que deram oportunidade de conhecer e interagir com personalidades da indústria, ela mantém a tradição da família e a paixão pelo vinho, passando a integrar formalmente a Viña Arboleda como Brand Manager desde março de 2015.

‘Eu sempre admirei a paixão de meu pai pelo, juntamente com a sua dedicação e entusiasmo para promover a excelente qualidade do vinho chileno no mundo’, diz Maria Eugênia. Além disso, o vinho Arboleda Chardonnay 2013 recentemente conquistou o Japão, recebendo o prêmio de ‘Melhor Vinho para Sushi’ pela categoria Asian Food Sushi. Os 340 especialistas deram o veredicto liderados por Yumi Tanabe, reconhecido na indústria de vinho japonês.

Os juízes enfatizaram a acidez e aroma de laranja misturado com notas sutis de frutas tropicais como manga e abacaxi, deixando a boca com mineralidade refrescante, principais características que o levaram à premiação. Estas características, juntamente com a densidade e viscosidade do Arboleda Chardonnay 2013, alcança uma combinação perfeita com ingredientes ricos em gordura, como queijo, creme sushi, abacate, camarão, e única e irrepetível geração de salmão.

A cerimônia de premiação 2015 foi realizada em Tóquio sob a marca da Foodex, Japão, a mais importante mostra de culinária na região da Ásia-Pacífico e foi a segunda vez que a Viña Arboleda foi destaque nesta competição pela qualidade dos seus vinhos, vencendo duas vezes no ano passado: troféu Ouro e Diamante pelo seu Sauvignon Blanc 2013.

Vinhos que serão degustados:

ARBOLEDA CARMENERE 2012
Screen Shot 2015-06-01 at 5.13.51 PM

Vinificação
As uvas foram colhidas e classificadas manualmente de maneira cuidadosa em mesas de seleção e levadas a tanques de aço inoxidável para a fermentação a temperaturas que variaram de 26°C à 30°C. Foram realizados remontages regulares para extrair cor, taninos e aromas das peles das uvas, conferindo-lhe, assim, a estrutura, o suporte e os aromas desejados ao vinho. Tudo isso permite realçar a já excelente expressão das características de frutas frescas no vinho. Após um período de maceração de 25 dias, 60% da mescla foi levada diretamente a barricas novas de carvalho, das quais 46% eram americanas e 54% eram francesas, nas quais o vinho envelheceu por 12 meses.

Notas de Degustação
Com uma coloração violeta escuro, este vinho representa fielmente as características da variedade Carmenère. O nariz encanta com seus aromas frescos de amora, pimenta preta e notas de cedro, café, baunilha e fumo obtido pela permanência em barril. No paladar, apresenta-se muito frutado, fresco e equilibrado com o seu perfil picante, que também trouxe a complexidade da variedade da uva. Elegante e de ótima persistência.

Harmonização
Carnes de pato, cordeiro, caças assadas ou grelhadas, cozidos de carne com molhos escuros e bem condimentados.

Onde comprar:EXPAND

ARBOLEDA PINOT NOIR 2012
Screen Shot 2015-06-01 at 5.13.58 PM

Vinificação
As uvas passaram por uma maceração a frio de 4 a 7 dias a uma temperatura de 8° a 10°C antes da fermentação, para extrair os intensos sabores e aromas. A fermentação alcoólica foi feita em tanques abertos e se extendeu por 8 a 20 dias. O vinho foi envelhecido durante 12 meses em barricas de carvalho francesas, das quais 25% novas.

Notas de Degustação
Este Pinot Noir se destaca por seus aromas de frutas frescas com notas de violeta e de cereja madura. Após o envelhecimento em barricas de carvalho francesas, este vinho maduro oferece aromas levemente defumados. Apresenta a elegancia e a delicadeza dos vinhos da Bourgogne. Na boca é complexo e persistente. A delicada acidez confere um agradável frescor e os taninos não são agressivos.

Harmonização
Pratos a base de aves e risotos delicados. É o vinho perfeito para eventos aonde é servido Buffet por ter a versatilidade de combinar com vários pratos. O importante é que os pratos não sejam muito temperados.

Onde comprar:EXPAND

ARBOLEDA CHARDONNAY 2013
Screen Shot 2015-06-01 at 5.14.06 PM

Vinificação
As uvas foram colhidas à mão de manhã muito cedo para manter a fruta fresca e, então, foram transportadas à vinícola em caixas de 12 kg. Todas as uvas foram suavemente prensadas com os cachos inteiros e o suco foi integralmente fermentado em barricas de carvalho francês (30% novas) a uma temperatura entre 14°C e 24°C. A alguns dos lotes foram inseridas leveduras selecionadas, enquanto uma grande parte (44%) foi fermentada em barricas, usando leveduras silvestres naturalmente presentes na pele das uvas. Passou por dez meses de envelhecimento “sur lie” – em suas borras – para aumentar a complexidade.

Notas de Degustação
Um vinho elegante com uma cor amarela-clara brilhante. O nariz exibe o caráter clássico dos Chardonnay de Casablanca, com aromas tropicais de fruta-do-conde e abacaxi que se entrelaçam com suaves notas de tostado provenientes do envelhecimento em barrica de carvalho francês. Em boca o vinho é robusto e bem estruturado, ainda que tenha uma acidez refrescante que lhe confere vitalidade. Seus sabores de fruta madura se prolongam até um final com deliciosas notas minerais.

Harmonização
Harmoniza bem carnes brancas elaboradas com condimentos, a maioria dos pratos da culinária japonesa e queijos de sabor delicado.

Onde comprar:EXPAND

One thought on “WINEBAR com Maria Eugenia Chadwick embaixadora Viña Arboleda

Comments are closed.